domingo, 14 de junho de 2009

Feriadão turístico-imobiliário

Pois é... O feriadão foi útil e agradável. Fiz dois roteiros turísticos na tora, com uma ajudinha do Sitio Oficial de Turismo de La Ciudad de Buenos Aires que é super organizado e tem uns roteiros para você fazer por si mesmo; e ainda visitei um monte de apartamento para alugar! Não vou falar dos apartamentos porque é um tema chato pra cacete, mas vamos ao passeio turístico...


Puerto Madero Atendente da Hooter's
A mim pareceu uma mistura de Recife Antigo com Shopping Iguatemi, pra quem não conhece, um shopping de São Paulo que se especializa em lojas de marcas bombadas como Bulgari, Tiffany's e Armani entre outras até mais fodas. Em outras palavras, é como se o Recife Antigo fosse tomado por lojas de marcas internacionais super-mega-estilosas, especialmente ao longo das margens do Capibaribe.

Além das lojas, hotéis de alto nível, como o Hilton, empresariais super-fuderosos, lanchonetes, cafés e restaurantes, todos de marca, completam o cenário. Ou seja, nem arrisquei sentar e pedir um cafezinho, né? Ah, sim. Lá tem um Spettus também, vizinho de parede com a Hooter's, uma cadeia de lanchonetes americana conhecida, principalmente, pelas suas atendentes e o uniforme que elas usam.

Não se vê muitos argentinos em Puerto Madero e a maior parte dos que se vê também são turistas vindos de Córdoba, La Plata e outras cidades mais interioranas. É bem comum se escutar o português brasileiro por aqui, dada a quantidade de turistas.

Apesar de todas as marcas famosas, toda a badalação e do fato de ser uma óbvia tourist trap, gostei muito de Puerto Madero. Provavelmente por causa do rio, que traz aquela saudade de Recife. Não tem recifense que não sinta isso aqui...


La BocaJogadores do Boca, para as mulheres não reclamarem que só os homens foram agraciados com fotos inspiradoras...
Famoso entre os homens como o bairro do estádio do Boca Juniors (foto dos jogadores ao lado, para as mulheres, já que os homens ganharam a da atendente da Hooter's lá em cima...) e entre as mulheres como o bairro do Caminito, La Boca tem muito pouco a oferecer além destas duas coisas. Porém é um lugar muito mais interessante de se visitar, na minha opinião, que o anterior. O roteiro oficial é cheio de igrejas e pontos turísticos óbvios, muitos deles sem nenhuma graça, como a Casa Amarilla, uma réplica da casa do Almirante William Brown. Com o perdão da palavra, quem porra quer ver uma merda dessas?!

Mas o roteiro também tem uma ou outra coisa legal, como a Torre del Fantasma, um edifício que dizem ser assombrado pelo espírito de uma pintora que pulou de lá. Além disso, se você der uma de joão-sem-braço e sair zanzando por lá, acha algumas coisas bem interessantes.

O bairro tem uma cara meio de Olinda, pelo menos pra mim. Acho que pelo fato de ser super colorido, segundo dizem, pelo fato dos espanhóis e italianos que lá se estabeleceram usarem as sobras de tinta, usadas para pintar os barcos, na pintura de suas casas.

Também tem uma feirinha lá, que é como a feira pega-turista básica do Recife Antigo, com todo tipo de quinquilharia e aquelas placas de madeira com desenhos de dançarinos de tango, onde você paga para botar a cabeça e tirarem uma foto na qual qualquer pessoa SEMPRE fica ridícula. A diferença é que ao invés de maracatus ensurdecedores, eles tem casais dançando tango enquanto velhinhos de oitenta pra cima tocam seus violões e contrabaixos. É um bairro mais pitoresco e com um ar cultural bem legal.

Aqui o idioma oficial também é português brasileiro e até os caras que distribuem os panfletos das lojinhas e restaurantes falam nossa língua. Além de serem ninjas e reconhecerem um brasileiro só batendo o olho nele.

2 comentários:

  1. wow! Nossa, quantas coisas!
    Apesar de já ter visto as fotos, adorei ver sua descrição desses lugares! Nossa listinha para a futura visita só faz crescer. OBVIAMENTE, a Hooters não entrou e nem vai entrar nessa lista. hunft! E aviso logo pra ficar BEM LONGE de lá.

    Saudades de tu, seu boludo.

    Beijo!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legais esses lugares, heim? Foi um senhor passeio!Fiquei daqui imaginando ...Recife antigo com lojas de grife...bem que poderia ser assim, né? Claro que tb só ia passar, mas daria mais vida ao centro...

    ResponderExcluir